Cirurgia procurada por meninos a partir dos 12-14 anos e adultos em decorrência do aumento do volume das mamas. A maioria dos casos não tem causa definida, sendo que em alguns adolescentes regride espontaneamente. Entretanto, a maioria dos casos que não regridem são candidatos a correção cirúrgica.
Suas causas podem ser basicamente idiopáticas – sem causa definida, medicamentosa, drogas ilícitas e hormonal. A investigação pré-operatória em conjunto com endocrinologista é importante, sendo que exames de imagem em mamas masculinas também são importantes para descartar qualquer tumor em mama, apesar da raridade dos casos.
Cirurgia realizada em hospital onde associamos a retirada do excedente de tecido glandular com a lipoaspiração do excedente gorduroso para oferecer melhora do contorno da mama masculina e retirada do tecido que causa dor ao paciente. As cicatrizes vão depender do grau da ginecomastia, indo desde uma meia lua ao redor da aréola até as cicatrizes em T invertido de mamoplastias convencionais.
Sua recuperação é rápida, envolvendo uso de malha compressiva 24 horas por dia por 30 dias e drenagem linfática local. O retorno para as atividades laborais pode ser precoce, entre 5-10 dias e a depender do tipo de atividade realizada.
Pacientes ex-obesos, obesos e pacientes com aumento mamário sem aumento de glândula mamária ao exame físico e aos exames de imagem são classificados como Pseudo-ginecomastia e também estão aptos para a cirurgia corretiva seguindo critérios semelhantes aos da Ginecomastia.
Assine nossa lista vip, para receber primeiro nossas ofertas e novidades
© 2022. Dr. Walter Oliveira. Todos os Direitos Reservados.