Cirurgia procurada para correção de alterações genéticas nas orelhas, sendo a mais comum a “orelha de abano”. Nesta condição, comumente temos o apagamento do contorno natural da orelha associado ao direcionamento desta para longe do crânio – isto devido muitas vezes a hipertrofia da cartilagem da concha.
Esta condição pode gerar transtornos psicológicos, muitas vezes levando a problemas de interação social e auto-estima.
O procedimento pode ser realizado a partir dos 6-7 anos de idade, quando há um crescimento da orelha mais determinado, sendo que a correção em fase adolescente e adulta também é presente. Geralmente a procura da correção parte da criança, que relata constrangimento na escola por exemplo.
A cirurgia é realizada em hospital, recebendo alta no mesmo dia com curativo tipo capacete. A depender da idade e colaboração do paciente, é feita com anestesia local e sedação. A cicatriz da cirurgia é imperceptível e fica escondida em dobra natural atrás da própria orelha. O curativo é logo trocado por curativos menores nos primeiros 2-3 dias e posteriormente pela faixa, que deve ficar por pelo menos 30 dias. As atividades físicas, principalmente em esportes de contato devem ser evitadas em um período maior para garantir uma boa cicatrização e evitar perda de resultado por traumas locais.
Outras alterações na orelha externa podem estar presentes, sendo que cada uma tem um tratamento específico e individualizado.
Assine nossa lista vip, para receber primeiro nossas ofertas e novidades
© 2022. Dr. Walter Oliveira. Todos os Direitos Reservados.